quarta-feira, março 02, 2011

Libere a Criatividade


Vou dar Pitaco por Marcelo Peixoto

 

Olá pessoal,

É com muito prazer que a partir deste post eu faço parte do Muito Massa. Na coluna Vou dar Pitaco, irei opinar toda semana sobre algum assunto ou notícia que esteja em destaque no momento. E pra começar vou opinar sobre um tema que está sendo abordado em praticamente todas as empresas: estão exigindo que sejamos mais criativos.

Estou lendo um livro chamado Um Toc na Cuca – Roger Von Oech, que está me auxiliando com o chamado “pensar fora da caixa”. Este livro ensina de uma maneira divertida, com histórias, testes e interatividade, como abrir a mente e deixar a criatividade fluir.

O que nos torna menos criativo às vezes são os métodos e a rotina que criamos por segurança para lidarmos com situações corriqueiras. A maneira com que você levanta todos os dias e vai trabalhar se não houvesse uma rotina, você se perderia ao parar pra pensar, por exemplo, quem veio primeiro o ovo ou a galinha (meu amigo Johnny pode te responder essa questão). O que fazemos igualmente todos os dias nos traz conforto, aí entramos na zona de conforto, aquele estado em que nos sentimos confortáveis e não aderimos às novidades com medo de que o efeito de mudar possa trazer alguma complicação.

Vou citar alguns bloqueios mentais que nos privam de ser criativos:

- Siga as normas.

Quebrar as normas de vez em quando pode lhe abrir caminhos que você não enxergava por pensar que aquilo que já está pronto e deve ser seguido, é o mais correto. NÃO ENTRE SEM CAMISA. Ao invés disso, crie um espaço onde entrar sem camisa é permitido.

- Não seja bobo.

Ser sério o tempo todo, falar coisas cultas a todo o instante cansa a paciência de qualquer ser humano. Seja bobo em determinados momentos. Na bobagem pode surgir ideias brilhantes pelo fato de você se soltar e ser mais criativo. Tente imaginar uma situação ou uma piada na sua real concepção. Tente ir até o limite da criatividade, não importe se isso não apresentar uma lógica. Eu e meu irmão fazemos isso a todo o momento. Somos bobos e criativos!

- Brincar é falta de seriedade.

Você está no seu serviço, num trabalho de faculdade, ou em uma tarefa em que você se sente esgotado, saia um pouco, respire outros ares, brinque, cante. Depois de ter um momento de descontração, as ideias vão surgir naturalmente, pode apostar, é só ter um pouco de paciência. Tenho um amigo que sempre me acompanhou, no meio de uma reunião da faculdade, em alguma música ou em uma piada. No final tudo dava certo.

Aqui vai um exemplo de quebra de normas e de criatividade. Veja se você conhece estas letras:

Q W E R T Y U I O P

É, são as letras do seu teclado. Mas já se perguntou o motivo de serem desorganizadas? Quando foi lançada, a máquina de escrever possuía o teclado com a sequência do alfabeto. Porém, as pessoas digitavam tão rápido que o teclado travava. Daí os engenheiros pensaram num modo de retardar a digitação desordenando as letras do teclado. É utilizado até hoje em todos os teclados. Quer ser criativo? Pense em outra maneira de distribuir as letras no teclado, comece por aí.

Esvazie sua xícara mental se não o líquido do conhecimento sempre irá transbordar. Leia mais, veja mais filmes, tenha momentos mais descontraídos, acesse mais o Muito Massa. Abra sua mente para o que é novo e não tenha medo de ser criativo.

Se você gostou, achou interessante ou acredita que isso não irá mudar sua vida, dê pitaco você também, opine aqui em baixo.

Até a próxima semana! Lembrando que postarei todas as terça-feiras.

By: Marcelo Peixoto

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Faça um comentário e deixe um blogueiro feliz!

Link-me

Info

 
Copyright © 2007-2010 Muito Massa : Design by Bob Smith : Termos de Uso