Você está aqui: Home » Arquivos de abril 2010
quarta-feira, abril 21, 2010
Qual o correto, risco de vida ou risco de morte?
Hoje, um pequeno detalhe de uma notícia na TV me deixou bastante intrigrado, pois contrariou o que já tinha aprendido durante anos com a escrita portuguesa.
Foi a utilização da expressão risco de morte no lugar de risco de vida.
Resolvi pesquisar um pouco sobre este assunto e descobri a seguinte explicação dado por um professor de renome cujo nome não merece ser citado: "É risco de morte, pois só pode correr risco de vida um morto que está em condições de ressuscitar" Mas a experiência, me ensinou a suspeitar destas tais "descobertas", feitas por autoridades de renome e rede de televisão. Simplesmente, não acreditei que estivesse surdo e cego por este tempo todo, e que este "erro" no Português fosse cometido pela tataravó da minha bisavó e pelos demais antepassados cultos ou não.
A verdade é que todos que falam a língua portuguesa interpretam esta expressão com a intenção de dizer "risco de perder a vida". Assim, também foi ao longo dos séculos, todos que a empregaram e todos os que a ouviram sabiam exatamente do que se tratava: pôr a vida em risco, arriscar a vida. Vários escritores como, João de Barros, Machado de ASsis, Joaquim Nauco, José de Alencar e Coelho Neto utilizaram em suas escritas a expressão risco de vida, e como ainda não fosse suficiente, em nossas leis falam em "gratificação por risco de vida", o Código de Ética Médico fala de "iminente risco de vida" e no famoso dicionário Houaiss, no verbete risco, o exemplo dado é qual? Risco de vida.
Mas então, qual foi o erro? Por que resolveram "corrigir" a língua portuguesa?
O erro foi acreditar que a nossa língua existe somente para expressar nosso pensamento, devendo, portanto, obedecer aos critérios da lógica. Mas, a língua não pode ser submetida pela lógica, uma vez que é bem maior que ela, já que lhe cabe também exprimir as emoções, as fantasias, as incertezas e as ambiguidades do ser humano.
Esta incrível mistura, que foi sedimentada por séculos e utilizada por milhões brasileiros durante quinhentos anos, deve ser ouvida com respeito e não pode ser alterada por deduções superficiais e arrogantes.
Risco de morte não existe! (Ponto final)
É Muito Massa, é daqui!
Compartilhar
sábado, abril 10, 2010
O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?
E agora? Ficou com aquela dúvida sobre a resposta? Já perguntou para o seu pai e para a sua mãe e ninguém soube responder? Não se preocupe! Todo o trabalho sujo que inclui: pesquisa, muita leitura, análises, testes e finalmente a publicação da resposta mastigadinha para você já foi feito pelo Muito Massa. E o melhor de tudo: Totalmente grátis!
Uma das mais famosas expressões "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?" não é uma frase moderna, mas um dilema filosófico muito mais antigo do que crê a maioria das pessoas. O dilema acontece, pois todo mundo sabe que é a galinha quem põe o ovo, e que é o ovo que gera a galinha. Se esta expressão for analisada como um círculo vicioso, questões existenciais serão dispertadas do tipo: Pode existir A antes de B, se A depende de B para existir?
Os criacionistas acreditam que Deus criou todos os animais (inclusive as galinhas) no mesmo momento, ou seja, em sua teoria a galinha nasceu primeiro. No entanto, os criacionistas tentam questionar a evolução usando a "análise crítica", ao realizar somente perguntas sobre assuntos aos quais a ciência ainda não conseguiu responder, e ignoram completamente os fatos já descobertos pela ciência que refutam argumentos bíblicos e religiosos usados por séculos.
Cientificamente, a resposta correta para esta questão é... (pan pan pan pan)... O OVO!!! (Parabéns, ao ganhador!)
A mudança genética que deu lugar a primeira galinha propriamente dita, somente pode ocorrer através do embrião, que por sua vez se transformou em ovo e gerou o animal terminado.
A teoria da evolução explica que milhões de anos antes do nascimento da primeira galinha, surgiu o primeiro organismo vivo unicelular aquático, antepassado de todos os seres vivos, inclusive o homem.
Para refletir:
Uma visão moderna da situação, coloca em risco a resposta científica dado nesta postagem, pois os homens comprovaram nos últimos anos que somos dotado de inteligência capaz de manipular a genética, criando ovelhas clonadas e plantas transgênicas. No momento em que o DNA for completamente desvendado, ficaremos mais próximos de realizar um antigo sonho de reviver espécies extintas.
Com isso, será que o homem conseguirá fazer com que o ovo venha depois da galinha?
É Muito Massa, é daqui!
Compartilhar
quinta-feira, abril 08, 2010
quarta-feira, abril 07, 2010
Curiosidades científicas
Quem nunca sonhou em ser cientísta?
Pois é, eu também sonhei… a ciência é a chave mãe que desperta a curiosidade…
O ser humano é fascinado pelo desconhecido e veja bem, até estas inutilidades reveladas pela ciência nos deixa empolgado e de boca aberta:
01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra. 03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando estão no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em 1866.
25. Wilhelm Rontgen venceu o primeiro prêmio Noval de física em 1895, por ter descoberto o raio-x.
Viu só… agora você ficou 25 vezes mais sábio que muitas pessoas…É o Muito Massa, apoiando a sua evolução!
É Muito Massa, é daqui!
Compartilhar
Processo de recrutamento em andamento!
Seja o primeiro a comentar!
quarta-feira, abril 07, 2010
- Por
Bob Smith
Marcadores: Espaço Muito Massa
Marcadores: Espaço Muito Massa
Boa noite galera! Desculpe o período sem postar, mas estava respondendo a todos potenciais colunistas do blog… foi um trabalho árduo mas estamos conseguindo!
Se você ainda quiser juntar-se a nós… ainda dá tempo!
Em breve mais novidades!
Compartilhar
Assinar:
Postagens (Atom)