terça-feira, abril 05, 2011

Orkut X Facebook


Vou dar Pitaco por Marcelo Peixoto

Olá leitores do Muito Massa,

Vou dar Pitaco hoje na guerra virtual que está acontecendo diante de nossos olhos. A disputa por novos e antigos usuários entre Orkut e Facebook.

Há uns tempos atrás aqui no Brasil a moda era ter uma conta no Orkut. Quem não tinha era excluído diante de uma sociedade que adere a novas modas e que começa a utilizar essa ferramenta como a principal forma de se comunicar. Além de conversar com os “amigos”, os usuários tem a chance de mostrar para o mundo virtual os seus gostos, fotos, comunidades que dizem o jeito de ser de cada um e ser mais um no meio de tantos. Enfim, dizer: “Eu também tenho Orkut. Eu tenho muitos amigos e sou popular”.

O Orkut continua com tudo, principalmente no Brasil. Acredito que o que faz o Google continuar com o Orkut é a quantidade de usuários brasileiros que possuem conta na rede que hoje chega a um número de 32,4 milhões de visitantes únicos. Mas só isso não faz o Google ficar satisfeito. O motivo da insatisfação é que os números já foram maiores e estão caindo pela adesão dos brasileiros ao Facebook. Mas o que é Facebook?

O Facebook nada mais é que uma rede social com os mesmo objetivos do Orkut, contudo é muito mais acessada do que o seu rival. O fator que gera esse crescimento é a publicidade que se faz em torno da rede. Vários famosos utilizam e o filme que conta a história de como foi criado ajudou também. No Brasil ainda não é tão popular, mas os números abaixo mostram que novos usuários estão aderindo à rede.

clip_image001

Onde achei isso Vida em Rede

Além de ter uma conta no Orkut (já tenho um daqueles selos de 5 anos ...rsrsr), eu me incluo nas estatísticas, pois pra escrever este post tive que abrir uma conta no Facebook e conhecer como funciona. Bem, sou iniciante ainda mas já posso tirar minhas próprias conclusões.

Achei legal como foi fácil encontrar meus amigos e pessoas conhecidas através de conexões com conta de e-mail e outras disponíveis. Gostei do CURTIR e também de outras ferramentas que o Facebook oferece. O que me deixou intrigado foi como estão parecidas as duas redes sociais. Um copiou exatamente o que o outro oferecia de diferencial e atraia usuários. O Orkut na sua última reformulada ficou idêntico ao Facebook, chega a ser ridículo como estão agindo as duas empresas.

Agora pensa você como usuário: pra que ter conta nas duas redes se elas se comportam da mesma maneira? Por que ter um Facebook se eu já tenho um Orkut que é igual a ele?

Estou meio confuso.

Essas empresas devem olhar o que o concorrente faz, vale até copiar (Benchmarking), mas faça isso de uma maneira melhor. Aprimore, acrescente conteúdo e ofereça diferenciais. O usuário está em busca de algo novo, não exatamente o que ele acha no outro. Ofereça novos serviços e maneiras do usuário interagir com as diversas ferramentas existentes na net.

Por enquanto o Orkut lidera no Brasil, mas até quando? Uma empresa irá derrotar a outra ou conviverão em harmonia?

Espero que os usuários dessas redes exijam mais e coloquem a boca no trombone. Estamos sendo passados pra trás. Tire suas próprias conclusões e argumente aqui conosco.

Dê Pitaco você também!

Abraços!

Compartilhar

9 comentários

Anônimo disse...

Eu te digo o motivo. Facebook é mais leve, não tem spans. Facebook é muito mais difícil de sofrer invasão na sua conta, é cheio de recursos de segurança.

Anônimo disse...

Cara, sou um usuário de Orkut desde que foi lançado, quando só entravam convidados... acho que um dos fatores que levou à queda do Orkut foi o fato de ser liberado para q qualquer usuário criasse sua conta. Enquanto era fechado, funcionava muito bem, n tinha esses lances de fakes, e propagandas... era tudo na boa... Um outro fato é q, concorde ou não, o Facebook é um pouco mais elitista, o que corrobora para o crescimento, pode ver que num tem essas bagunças de Orkut... hj em dia, só entro no orkut, olho scrap e saio fora... vivo no face, o dia todo.

Marcelo Peixoto on 12 de abril de 2011 às 22:02 disse...

Concordo com os dois.
O Facebook é mais seguro que o Orkut.
E bem observado, o Facebook foi e continua sendo elitista e mais organizado.
Será o fim do Orkut?

Anônimo disse...

orkut rumo ao esquecimento, em poucos anos deixará de existir

Immortalz on 13 de abril de 2011 às 01:19 disse...

Tenho o selo de mais de 5 anos do Orkut tb mais agora não saio do Face, a a maoria dos meus amigos do Orkut estão migrando pro Face...

Anônimo disse...

O orkut só tem força no Brasil,não acredito que ele aguente o crescimento do face.

Anônimo disse...

O face é uma porcaria,tdas tuas atualizações são postadas como noticías tá louco até uma marcação de fotos, é um imitador do orkut, oferece mais segurança tu nem sabe quem ti visita no face,Já orkut tu sabe quem ti visita e tem mais é só negar o pedido no orkut assim como é no face. Pois tu podi ser um fake no face e no orkut, quer segurança não crie uma conta nas redes sociais queridos ;)

Anônimo disse...

todos os dois são uma porcaria.

Anônimo disse...

Aposto que esse que disse que todos os dois sao uma porcaria ,deve ser um viciado anonimo

Postar um comentário

Faça um comentário e deixe um blogueiro feliz!

Link-me

Info

 
Copyright © 2007-2010 Muito Massa : Design by Bob Smith : Termos de Uso